Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Lugar dos Sonhos

Lugar dos Sonhos

29
Jan18

As "Dondinhas"


lugardossonhos

menina-na-janela-.jpg

 

A Joaninha ainda estava na cama, quando ouve um chilrear frenético do lado de fora da janela do seu quarto. Ela dá um pulo da cama, apressa-se a abrir a janela, e... eis que são as andorinhas a chegar!

- Mãe!!! - Grita a Joaninha - São as dondinhas, chegaram!!!

Todos os anos se repete este maravilhoso espetáculo: a chegada das andorinhas. Este retorno anuncia que a Primavera está a chegar. As andorinhas possuem beleza, elegância e agilidade em seu voo e realizam longas migrações. São aves pequenas, com asas longas e pontiagudas, uma cauda que se divide em dois, e os seus chamamentos são fáceis de reconhecer.

Atravessaram um mar imenso para vir ter ao bairro onde mora a Joaninha, fazer os seus ninhos nos beirais dos prédios. As andorinhas possuem um sentido de orientação tão aguçado que depois de voar centenas de quilômetros em migrações, conseguem voltar exatamente ao mesmo ninho. Os ninhos são normalmente feitos com lama, restos de vegetais e saliva. A andorinha vai transportando estes materiais no bico, até sentir que o seu ninho está perfeito e suficientemente resistente, para acolher os seus filhotes. 

A Joaninha não se contem com tanta felicidade.

- Mãe, olha as dondinhas, são tão lindas. Olha lá ao fundo, vem lá mais. Venham para aqui, dondinhas, venham! - grita a Joaninha.

A Joaninha, maravilhada, passa horas na janela do seu quarto a admirar as andorinhas. E todos os dias vai à janela vê-las no seu frenesim para lá e para cá, a alimentar as suas crias. Os pais se revezam na alimentação dos seus filhotes, e estes só saem do ninho quando atingem um mês de vida. Mas, muitas pessoas não querem que as andorinhas nidifiquem nos beiras, porque sujam as janelas. A Joaninha vê com imensa tristeza algumas pessoas a destruir os ninhos das andorinhas. E na altura da nidificação é muito grave destruir os ninhos, porque estraga os ovos e pode matar as crias.

- Mãe, eu não quero que destruam os ninhos das dondinhas. Os pais ficam muito tristes, tadinhos. - A Joaninha desabafa com a mãe, que a consola com um beijo na testa.

Assim que chegava da escola, a Joaninha ia logo para a janela do seu quarto ver as andorinhas, e desejar que nunca mais se fossem embora. De manhã e ao fim da tarde, estas aves enchem o céu de movimento, numa busca incessante de alimento, comendo todos os insetos que com elas se cruzam no ar, pois são insectívoros. Mas, com o aproximar do fim do Verão, as andorinhas começam a ir embora, vão para outras terras longínquas à procura de calor.

- Mãe, as dondinhas estão a ir embora - dizia a Joaninha com profunda tristeza. Mas, sabia que para o ano elas voltariam, porque, depois do Inverno sempre existe uma Primavera.

unnamed.gif

 

 

 

 

Sobre mim

foto do autor

Pesquisar

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • Maribel Maia

    Tão bela a história, igual a de tantas 'Maria'....

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Em destaque no SAPO Blogs
pub